Pai de Vanessa Carvalho diz estar indignado com redução de pena de assassino em Teresina - Justiça
DECISÃO

Pai de Vanessa Carvalho diz estar indignado com redução de pena de assassino em Teresina

Pablo Campos teve pena reduzida de 21 para 15 anos de cadeia; decisão causou revolta


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A notícia de que a justiça do Piauí reduziu a pena de Pablo Henrique Campos de 21 para 15 anos de cadeia pegou a família de Vanessa Carvalho de surpresa. O empresário é acusado de atropelar e matar a enfermeira, além de ferir a namorada Anuxa Kelly em setembro de 2019. A decisão foi proferida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina.

Pablo Campos foi julgado pelo Tribunal Popular do Júri, em agosto deste ano. Pelo feminicídio contra Vanessa, ele foi condenado a 11 anos de prisão e, pela tentativa de feminicídio contra Anuxa, a 10 anos e oito meses. Ao todo, o Conselho de Sentença considerou que ele cometeu os crimes com três qualificadoras.

  

Pai de Vanessa Carvalho diz estar indignado com redução de pena de assassino em Teresina
Reprodução

  

Edson Carvalho, pai de Vanessa, não disfarçou a indignação em entrevista ao A10+ sobre a redução da pena. Ele relatou que ficou surpreso com a decisão da justiça e que irá se reunir em breve com advogado de defesa para avaliar o posicionamento da família acerca da sentença.

"É muito difícil falar sobre isso, para todos da família, só nós sabemos o que passamos esse tempo todo até chegar o julgamento e agora com mais essa notícia. Vamos conversa com o advogado ainda sobre a decisão. É uma indignação muito grande, já foi pelos anos que ele pegou [na 1ª sentença]. A justiça de Deus essa ninguém escapa, um dia eu sei que ela chega", disse o pai da enfermeira.

  

Vanessa Carvalho morreu após ser atropelada por carro conduzido por Pablo Campos
Reprodução

  

Recentemente, o Ministério Público e a defesa de Pablo Campos requereram o acolhimento parcial dos embargos do processo. Diante disso, o juiz decidiu corrigir a contradição na 1ª fase da dosimetria com relação à pena-base do crime praticado contra a enfermeira Vanessa Maria Chaves Carvalho; e como suprir a omissão na 3ª fase, reconhecendo a causa de diminuição da pena resultante da tentativa de feminicídio.

Somando as penas, havia sido decidido que Pablo Henrique cumpriria 21 anos e 8 meses de reclusão pelos crimes praticados contra as vítimas em 29 de setembro de 2019 em Teresina. Agora, somadas as penas, o réu cumprirá 15 anos, 01 mês e 10 dias de reclusão em regime inicial fechado.

Pablo Campos confessa crime e diz que estava embriagado e fora de si

Durante depoimento, Pablo Campos Santos disse que as afirmações feitas sobre o acidente eram verdadeiras, mas que não tinha nenhuma lembrança do que tinha acontecido na madrugada do dia 29 de setembro. Ele é acusado de atropelar e matar a enfermeira Vanessa Carvalho e deixar ferida a ex-namorada, Anuxa Kelly. O caso ocorreu em 2019. 

Pablo em todo momento de seu depoimento afirmou não saber detalhes daquela noite por conta da grande quantidade de álcool que teria ingerido durante a festa de casamento em que estava com Anuxa e Vanessa.

  

Anuxa Kelly revela ameaça de Pablo Henrique momentos antes do crime: “Você vai me pagar” Reprodução
   

"Começamos a beber e nos divertir na mesa. Depois uma convidada chamou toda a mesa pra se reunir em uma única mesa perto da banda. Nesse momento eu já tinha bebido muito. Eu já estava embriagado. Continuei bebendo e perdi o sentido. Só fui voltar em mim quando eu estava na Central de Flagrantes, sem saber porque estava preso e o que tinha acontecido", disse Pablo.

Pablo relatou aos magistrados que era viciado em bebida alcoólica e que na grande maioria das vezes bebia em excesso. Ele relatou que Anuxa também bebia com ele durante saídas e que os dois sempre acabavam discutindo. Ele afirmou que, nessas discussões, ele se evadia do local e deixava Anuxa com amigos para que não houvesse algum tipo de agressão. Segundo Campos, quando o casal não ingeria álcool, viviam em harmonia e bem.

Mesmo relatando não lembrar de nada e que tomou consciência da história através de seu advogado e de familiares, Pablo confessou que jogou o carro em alta velocidade contra as vítimas.

De acordo com Pablo, durante todo o relacionamento não houveram agressões físicas por parte dele nem de Anuxa. Segundo ele, após ingestão de bebidas alcoólicas, o casal discutia verbalmente, se agredindo com palavras e xingamentos.

Relembre o caso

O crime ocorreu no dia 29 de setembro de 2019. Na época do caso, o casal e a amiga estavam em um casamento em um buffet na Avenida Homero Castelo Branco, na zona Leste de Teresina, quando após uma discussão, as duas jovens foram atropeladas pelo empresário.

  

Pablo Campos vai cumprir a pena em regime fechado
Reprodução YouTube

   

A enfermeira Vanessa Carvalho veio a óbito dentro da ambulância por traumatismo craniano. Anuxa Kelly ficou gravemente ferida. Pablo Henrique foi preso horas depois do crime, em sua residência. Atualmente ele está custodiado na Cadeia Pública de Altos.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado