Semarh avalia danos ambientais após acidente com caminhão que carregava Álcool Anidro no Piauí; motorista morreu - Meio Ambiente
EMERGÊNCIA AMBIENTAL

Semarh avalia danos ambientais após acidente com caminhão que carregava Álcool Anidro no Piauí; motorista morreu

De acordo com o órgão, houve o derramamento de parte do volume de 60 mil litros do produto no solo.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) avalia a extensão dos danos ambientais no trecho da BR-316, em Picos, interior do Piauí, onde ocorreu um grave acidente envolvendo um caminhão carregado com álcool hidratado e deixou morto um homem de 40 anos. O caso foi registrado no último domingo (16). 

De acordo com o órgão, houve o derramamento de de parte do volume de 60 mil litros do produto no solo. Será feita a remoção de toda a substância na área por uma empresa especializada em emergências ambientais.

  

Semarh avalia danos ambientais após acidente com caminhão que carregava Álcool Anidro no Piauí; motorista veio a óbito Divulgação

   

"A nossa principal preocupação é determinar se houve e qual a extensão dos danos ambientais, principalmente em relação ao solo. Iremos acompanhar de perto a remoção do solo contaminado e a destinação final do material, garantindo que o procedimento seja realizado de acordo com as normas ambientais. Esse procedimento somente será feito após a retirada do produto que ainda se encontra nos tanques e remoção do veículo acidentado. Uma empresa especializada em emergências ambientais foi contratada para realizar a limpeza e recuperação da área afetada", disse o auditor fiscal ambiental da SEMARH, Renato Nogueira.

O servidor detalhou ainda que ausência de corpos d'água próximos ao local do acidente minimizou o risco de contaminação de recursos hídricos. Após a conclusão dos trabalhos, a Secretaria vai realizar uma avaliação final para determinar a extensão total dos danos e aplicar as medidas administrativas cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente.

A investigação das causas do acidente está sendo conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente

A PRF verificou que a Scania R540, que tracionava dois semirreboques, saiu da pista, tombou e, em seguida, pegou fogo. O motorista ficou preso nas ferragens e foi resgatado pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

As causas presumíveis, segundo a corporação, são a curva acentuada no local e a possível perda de controle do veículo pelo condutor. A rodovia chegou a ser interditada, mas já se encontra liberada nos dois sentidos.

Fonte: Portal A10+ com informações da Semarh


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado