Caso Rafael Soares: terceiro suspeito de envolvimento na morte de empresário é preso - Polícia
CRIME

Caso Rafael Soares: terceiro suspeito de envolvimento na morte de empresário é preso

Até o momento, dos seis envolvidos no caso, três já foram presos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 17h02)

Lucas Vinícius de Sousa Pereira, vulgo "Queijeiro", foi preso nesta sexta-feira (07) por equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele é o terceiro suspeito apontado no assassinato do empresário Rafael Soares, de 24 anos. Dos seis envolvidos, três já foram presos. A investigação apontou que Lucas teria fornecido o carro que levou os executores para praticar o roubo que acabou resultando na morte da vítima.

A prisão do terceiro suspeito foi confirmada ao A10+ pelo delegado Francisco Costa, o Barêtta. No intervalo da morte de Rafael, os bandidos praticaram outros crimes. Lucas, por exemplo, foi preso logo após o latrocínio do empresário, pelo crime de roubo no Maranhão, e encontra-se na Penitenciária Jorge Vieira, em Timon.

  

Caso Rafael Soares: terceiro suspeito de envolvimento na morte de empresário é preso
Reprodução

  

Mais cedo, o coordenador do DHPP confirmou à TV Antena 10 que Maycon Sapão, líder do grupo, teria repassado, de dentro da Cadeia Pública de Altos, todas as informações para os demais membros da quadrilha sobre Rafael Soares. O grupo queria o caminhão, o dinheiro e o carro da vítima.

O empresário foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em setembro deste ano na zona Sul de Teresina. Além de Maycon Sapão, e Lucas Vinícius, foi preso um jovem identificado apenas como Geovane, que alegou ser menor de idade, mas a polícia descartou. Ele, segundo investigação, teria sido o responsável por efetuar o disparo que matou o empresário.

Outros três envolvidos no latrocínio ainda não foram presos, mas segundo o delegado Barêtta, já existem mandados de prisão expedidos. Estão sendo procurados: Leonardo, vulgo “Nanô”, que abordou Rafael Soares junto com Geovane no dia do crime; Edmundo, tentou vender o Ipad roubado de Rafael Soares e Iasmim, responsável por realizar a filmagem do empresário e mandar para os demais membros da quadrilha.

Dinâmica do crime

O delegado Barêtta esclareceu ainda como se sucedeu os fatos que levaram ao assassinato do empresário.


  

Veja como a quadrilha que planejou morte de Rafael Soares atuava
PC-PI

  

"Havia duas pessoas, uma que abordou, foi exatamente quando a vítima tentou se afastar, e quando ele vê que ele está em fuga. O motorista que era justamente o que se diz adolescente efetua o disparo de dentro do carro. Quem atirou não o foi de fora, foi ele que estava dentro do carro. Inclusive estava pilotando o carro. Quanto essas informações de como era feita esse apoio logístico está no ventre do caderno investigatório. E no momento oportuno nós vamos esclarecer porque falta ainda ser preso alguns indivíduos da quadrilha", disse.

O delegado completou que todos que participaram do crime foram identificados e que a polícia segue em diligências para efetuar a prisão deles. O prazo para finalizar o inquérito é de 10 dias.

Saiba quem é Maycon Araújo, o "Sapão", acusado de mandar executar empresário Rafael Soares

O A10+ dá continuidade a série de reportagens sobre o caso do empresário Rafael Soares, 24 anos, que foi morto a tiros em setembro deste ano na zona Sul de Teresina. Até o momento, a Polícia Civil já identificou seis envolvidos, sendo que 2 estão presos, entre eles, Maycon Araújo de Moura, vulgo "Sapão". Outros quatro estão foragidos.

  

Saiba quem é Maycon Araújo, o "Sapão", acusado de mandar executar empresário Rafael Soares
Reprodução

  

Maycon Sapão foi preso em 21 de setembro deste ano por equipes da Força Tarefa da Secretaria de Segurança. Ele é apontado como líder da facção criminosa Bonde dos 40. Segundo o major Audivam Nunes, o criminoso é de alta periculosidade e contra ele havia um mandado de prisão aberto expedido pela justiça do Maranhão.

Ainda de acordo com a polícia, Maycon Sapão participou do roubo em um depósito das Lojas Pintos, que ocorreu no ano de 2018. Na época, ele, na companhia de outros comparsas, conseguiram levar centenas de celulares, causando prejuízo de quase R$ 1 milhão e também a um atelier de joias onde roubaram R$ 500 mil em acessórios.

Saiba quem era Rafael Soares

Familiares do empresário Rafael Soares de Sousa, 24 anos, relataram à TV Antena 10, no último dia 27 de setembro, que não acreditam na possibilidade de latrocínio contra o jovem. Ele foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência na zona Sul de Teresina, na segunda (26).

Imagens de uma câmera de segurança registraram o exato momento em que Rafael Soares Sousa foi assassinado na porta de casa. O vídeo mostra quando um carro branco, onde estão os assassinos, se aproxima do empresário e o carona desce e efetua alguns disparos. Segundo a família, Rafael era solteiro e trabalhava no ramo de transporte de bovino, trazendo animais do Pará, Maranhão para Teresina.

Calleb Soares, tio de Rafael, contou à TV Antena 10 que a família não crê em um simples assalto. Ele citou que o jovem trabalhava desde os 15 anos de idade e era bastante querido por todos.

Entenda o caso

Imagens do circuito de segurança mostram o exato momento em que o empresário Rafael Soares, de 24 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. No vídeo, um carro branco aparece próximo à residência da vítima e ao perceber a presença do empresário, homens desceram do veículo e anunciaram o assalto.

  

Local onde empresário foi morto a tiros na zona Sul de Teresina
Thracy Oliveira / TV Antena 10

  

O empresário ainda tentou escapar, mas o carro foi até a esquina e cercou o empresário que foi morto segundos depois. Rafael Soares foi atingido com um tiro nas nádegas, que atravessou o abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma unidade Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.

Matérias relacionadas:

Saiba quem é Maycon Araújo, o "Sapão", acusado de mandar executar empresário Rafael Soares

Saiba quem são os envolvidos na execução do empresário Rafael Soares

Caso Rafael Soares: bandido orquestrou execução de empresário de dentro da cadeia

Caso Rafael Soares: adolescente suspeito de envolvimento em assassinato é capturado pela PRF

Empresário Rafael Soares já estava sendo monitorado por criminosos, afirma delegado Barêtta

Saiba quem era Rafael Soares, empresário morto a tiros em Teresina; família pede justiça

Empresário é morto a tiros durante assalto na zona Sul de Teresina

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado