“Acho que a população cometeu um erro”, diz Fábio Novo sobre gestão Dr. Pessoa em Teresina - Política
POLÍTICA

“Acho que a população cometeu um erro”, diz Fábio Novo sobre gestão Dr. Pessoa em Teresina

Em entrevista, Novo citou a possibilidade de disputar Prefeitura de Teresina em 2024


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) comentou nesta quinta-feira (11), em entrevista ao Bancada Piauí, na TV Antena 10, a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Teresina pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) nas eleições de 2024.

Quanto aos projetos para Teresina, ele citou a isenção do ICMS do óleo diesel e do IPVA para novos ônibus. O petista também teceu críticas a Dr. Pessoa (Republicanos) e classificou que "a população de Teresina cometeu um erro" ao elegê-lo, mas justificou que a escolha foi motivada pelo desejo de mudança.

  

Deputado estadual Fábio Novo Anna Paula Couto/ A10+

   

"Primeiro eu não votei no Doutor Pessoa, eu divergi do meu partido e não me arrependo de ter divergido, porque hoje passado todo esse tempo, mostra que o Fábio Novo tinha razão e acho que a população de Teresina cometeu um erro. Naquele momento nós tínhamos o Firmino Filho, a melhor gestão das quatro, escolher um nome que a população não aceitou e tinha um grave problema que era o sistema de transporte, o modelo que tinha sido colocado pra Teresina não deu certo. Por conta disso, a população queria fazer uma mudança e na hora dessa mudança havia um leque de 13 nomes. Você saiu de uma mudança pra fazer uma escolha muito equivocada. Então o que era ruim no transporte se transformou um caos", disse.

O parlamentar também citou os problemas da saúde pública e do recolhimento do lixo e declarou que não é inimigo da gestão e que está aberto ao diálogo para sugerir melhorias. "Já tínhamos problemas na área da saúde, o sistema se precarizou ainda mais e hoje a cidade às vezes não consegue nem recolher lixo. Posso criticar, mas posso também sugerir. Não sou inimigo da gestão que está aí. Se eu puder contribuir, eu vou contribuir porque tem que pensar primeiro em Teresina ́", completou.

"Prefeitura desorganizada"

Ainda em relação às propostas para a capital, Fábio Novo citou que o governo propôs que o Estado custeasse o valor correspondente à gratuidade dada aos estudantes da rede estadual e aos servidores públicos estaduais que têm direito ao passe-livre e relatou que a prefeitura não entregou a lista de quem utiliza o transporte coletivo. 

"O governador mandou e nós aprovamos e colocamos emenda para que a gente possa pagar subsídio daquele estudante, que é da rede estadual, ou daquele servidor público estadual, como policial civil e militar, que usa o transporte de forma gratuita, o governo paga para a Prefeitura. Só que a prefeitura hoje está tão desorganizada que ela não consegue entregar pro estado nem a lista de quem utiliza transporte", declarou o deputado. 

 

Deputado Fábio Novo em entrevista ao Bancada Piauí
Anna Paula Couto/ A10+

 

Questionado se esse controle dos estudantes que utilizam o transporte deveria ser realizado pelo Estado, ao invés do Município, ele rebateu: "O transporte coletivo é um serviço municipal. Eu tenho que informar para o Estado quem e quantos [estudantes da rede estadual] utilizaram o ônibus e cobrar, isso é um serviço do município não é do Estado. É a lei; aí você não modernizou a frota, não botou um sistema pra contar. Quem é que diz que é a empresa que está prestando serviço, está errado. Quem tem que dizer e auditar quem está usando o sistema é quem dá a concessão, que no caso é o poder público municipal", disse.

Eleições Municipais 2024

Até o momento, os nomes que possivelmente podem disputar a prefeitura de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores são: Franzé Silva, Dr. Vinicius e de Fábio Novo. Fábio comentou que o nome escolhido deve levar em conta o povo.

"O normal é que a gente trabalhe algo consensuado, se não tem um consenso, você tem o mecanismo que é a prévia, não é o ideal, mas já tivemos vários lugares que utilizou esse mecanismo. Eu acho que casa nome que se coloque à disposição, tem que fazer o seu trabalho, no momento que o partido for fazer a escolha tem que levar em consideração algumas coisas. Eu não posso ser candidato se o povo não me quiser", disse durante entrevista.

O parlamentar acrescentou que também é necessário levar em consideração e dialogar com a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, e respeitar a posição de nomes que também querem concorrer à prefeitura de Teresina, como é o caso da presidente regional do PV, Teresina Britto. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado