Justiça mantém prisões de vereadora Tatiana Medeiros e namorado faccionado em Teresina

Além de negar os pedidos das defesas, os magistrados também estabeleceram as datas da audiência de instrução e julgamento

A Justiça Eleitoral do Piauí manteve as prisões da vereadora Tatiana Medeiros e do namorado faccionado, Alandilson Passos. A decisão é do colegiado composto pelos juízes Júnia Maria Feitosa, José Eduardo Couto de Oliveira e Raniere Santos Sucupira, em audiência realizada, nessa quarta-feira (22).

Com a decisão, a vereadora segue em prisão domiciliar e o namorado detido preventivamente na Cadeia Pública de Altos (CPA).

Justiça mantem prisões de vereadora Tatiana Medeiros e namorado Alandilson Passos
Reprodução

   

Além de negar os pedidos das defesas, os magistrados também estabeleceram que a audiência de instrução e julgamento, que havia sido adiada, deverá ocorrer entre os dias 24 a 28 de novembro., no Fórum Eleitoral de Teresina. 

Entenda o caso

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou o relaxamento da prisão do namorado da vereadora Tatiana Medeiros, Alandilson Cardoso, e outros réus presos por envolvimento em organização criminosa e outros crimes. De acordo com decisão obtida pelo A10+, o parecer teve como base uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu a nulidade do Relatório de Inteligência Financeira, obtido ilegalmente.

Como o namorado da parlamentar é réu na Justiça Eleitoral por corrupção eleitoral, ele continuará preso, mesmo com o relaxamento das demais medidas. Tatiana chegou a ser solta, mas o TRE voltou a determinar a prisão domiciliar da vereadora. 

"Tendo em vista a declaração de nulidade de prova de RIF pelo Eg. TJPI, a situação se adequa ao caso de suspensão nacional, motivo pelo qual determino a suspensão do feito com base na decisão do Min. Alexandre de Moraes, proferida na repercussão geral, Tema 1404.; determinar o relaxamento das prisões das pessoas que se encontram presas e revogação das medidas cautelares diversas da prisão pendentes, uma vez que, suspenso o feito, as cautelares extrapolam o prazo razoável", diz trecho da decisão.

A TV Antena 10 e o A10+ apuraram, junto ao advogado de defesa de Alandilson, que contra ele há 3 prisões e agora, o réu teve relaxamento de 2 delas. Caso haja determinação do relaxamento de mais 1 prisão, ele poderá ser posto em liberdade a qualquer momento.

Prisão de Alandilson

Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora eleita Tatiana Medeiros e um dos alvos da operação do Denarc contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro para o Bonde dos 40, foi preso na tarde desta quinta-feira (14) em um hotel de Belo Horizonte. A ação ocorreu em parceria com a Polícia Federal. Ele estava com a vereadora no momento da prisão.

O alvo é investigado como participante das transações do mercado financeiro do grupo criminoso com a facção, que teria movimentado cerca de R$ 2 bilhões. Os criminosos usavam a revenda e locação de veículos, além da venda de peças para lavar o recurso da facção. Alandilson estava com passagem comprada em um voo para São Paulo, no momento em que foi localizado. 

Transferido para o Piauí

Alandilson Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, foi transferido do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Belo Horizonte (MG), para um presídio no Piauí.  A informação foi confirmada ao A10+ pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI). Ele é uma das lideranças do Bonde dos 40. 

Alandilson foi um dos alvos da operação do Denarc contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro para o Bonde dos 40Ele foi preso em novembro do ano passado em um hotel de Belo Horizonte. Mesmo na cadeia, ele manteve contato com Tatiana que, à época, estava presa no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Esquema de lavagem de dinheiro

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Denarc 64,  nas cidades de Teresina, Floriano e no estado da Paraíba.

Segundo o delegado Samuel Silveira a ação ocorre contra o mercado financeiro da facção Bonde dos 40. Estão sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, além do bloqueio de mais de 2 bilhões de reais e a interdição de 9 pessoas jurídicas.