Zanin e a vaga no STF - A10+ Brasília
A10+ Brasília
A10+ BRASÍLIA

Zanin e a vaga no STF

Advogado foi indicado pelo presidente Lula


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O advogado Cristiano Zanin deve ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado no final de junho. Indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, o defensor deve ter seu nome aprovado pelo colegiado e vai abrir o caminho para o próximo nome que deve ser apontado por Lula até o final do ano, para o lugar de Rosa Weber, que também vai se aposentar esse ano. 

Entre os nomes que se apresentam estão o de Rodrigo Pacheco (PSD – MG), presidente do Senado e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União. Apesar da disputa, já instalada, Lula ainda não apresentou preferências para essa segunda indicação.

  

Advogado Cristiano Zanin
Alessandro Dantas/PT na Câmara

   

REFORMA TRIBUTÁRIA

Após a apresentação do relatório do GT da Reforma Tributária, a grande expectativa gira em torno da votação do projeto. O texto deve ter seu pedido de urgência apresentado e aprovado, o que vai permitir a análise direto no plenário da Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) já declarou que quer uma votação histórica e disse o fortalecimento da base para a aprovação da proposta cabe agora ao presidente da República. Lula tenta se reunir com os líderes partidários para negociar os detalhes da votação. PL, PP e Republicanos devem dar trabalho ao chefe do Executivo, pedindo liberação de emendas e cargos dentro do Governo.

E SOBRE CARGOS

Os parlamentares do “Centrão” querem a demissão da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Nada contra a chefe da pasta. O que os políticos querem mesmo é ocupar o comando da pasta que tem um dos maiores orçamentos da Esplanada, R$ 149 bilhões. O presidente Lula já declarou que o Ministério da Saúde é inegociável, mas que pode colocar à disposição outras duas pastas: Turismo e Comunicações.

Além disso, os integrantes do maior grupo da Câmara também querem o controle sobre a liberação das emendas parlamentares e a retomada do modelo adotado na época do orçamento secreto. Essa é a prova inequívoca de que o Congresso aprendeu direitinho o “dever de casa”.

  

Ministra da Saúde, Nísia Trindade Agência Brasil

   

Fonte: A10+ Brasília


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Por Fernanda Martinelli

Por Fernanda Martinelli

Fique conectado