📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O repórter Thonny Black foi o décimo segundo convidado do A10Cast, exibido neste domingo (06) na TV Antena 10. O tradicional jornalista da televisão piauiense falou sobre sua vasta trajetória na comunicação, bordões, reportagens inusitadas e mais.
Com 4 décadas dedicados ao jornalismo piauiense, Thonny Black coleciona memórias, amizades e vivências. Ele conta que passou por todas as emissoras, mas se encontrou e quer encerrar sua carreira na TV Antena 10.
“Essa história começou há 16 anos. Eu trabalhava em uma outra emissora, recebi o convite para trabalhar aqui e não contei até 10. Vim correndo e eu espero até, não quero que seja tão cedo, mas encerrar minha carreira aqui. Gostaria muitíssimo que isso acontecesse. Graças a Deus posso dizer que passei por todas as emissoras e teve uma que eu passei somente dois dias, mas passei. Comecei na Clube, fui para a Pioneira e sou fundador um dos fundadores da Cidade Verde. Passei um tempo em Timon, na Meio Norte e depois vim para cá. Tive essa passagem por várias pessoas e hoje estou aqui ao lado de vários profissionais maravilhosos e hoje aqui você vê um celeiro de jornalistas, que estão começando a vida e isso é muito bom. A gente aprende com eles; eu tenho 40 anos de estrada, mas você aprende com esses meninos que estão chegando”, disse.
Black também fala de como era o fazer jornalismo quando iniciou e como vem se adaptando às novas tecnologias. “No meu tempo não tinha celular. Cada coisa na sua época. A gente fazia e não sentia. Eu comecei no esporte e às vezes eu trazia o jogador na garupa da minha moto para fazer entrevista na TV Clube. Trazia até o estúdio porque era muito difícil. Naquele tempo era aquele vt muito grande, as máquinas de fazer reportagens e eu digo que cada coisa na sua época e você não sentia que faltava. Vai chegando e você vai se aprimorando. Você vai se adaptando e nunca imagina chegar e ver um cartão de memória do tamanho de uma unha, é uma coisa tão mínima. Essa tecnologia é avançada e eu acho que vai avançar muito mais ainda”, afirmou.
'Na tela da TV Antena Dexxx'
Thonny Black comentou também sobre as dezenas de reportagens virais em Teresina e Timon, além de desafios inusitados. O repórter falou ainda sobre a amizade e parceria com o apresentador Beto Rego, o qual divide a tela diariamente no Balanço Geral Piauí.
“Véi Beto Rego. Ele está mais velho do que eu. Ele diz que sou tio dele e diz que a mãe dele colocava pra me assistir: ‘Olha, Betim, vem aqui para assistir o tio Black’. Ele é mais velho do que eu. Meu parceiro. Véi Beto Rego”, brinca. “Eu não tenho nenhum inimigo, graças a Deus. Mesmo no jornalismo policial, mesmo lá fora”, completa.
O repórter fala das brincadeiras e do ambiente leve de trabalho na TV Antena 10. “Você sabe que eu tenho outra profissão, que é professor de educação física, mas o ambiente de trabalho que eu mais amo é esse aqui. Aqui nós somos uma família, pessoas que nos sentimos bem na TV Antena 10. Você pode perguntar quem trabalhou aqui. Não é porque eu estou aqui não. Eu só quero sair daqui quando for me aposentar. Está longe”, pontua Black.
'É xá xá xá'
A jornalista Lídia Brito ainda brincou que sempre encontra ex-alunos de Thonny Black por onde anda. Ele revela como foi o processo de viver a vida dupla na TV e como professor.
“Não teve transição. Era os dois ao mesmo tempo. Fazia aulas pela manhã e fazia jornalismo. Cheguei a dar aulas em oito colégios no Piauí. O coronel Scheiwann foi meu aluno, o comandante de Água Branca, comandante do Batalhão Rocam, o subcomandante do batalhão Rocam. Várias pessoas passaram por mim. O Beto quando quer me deixar zangado, ele diz que eu fui professor do Alberto Silva”, relembra.
Fonte: Portal A10+