Marco Polo V Gênova x Veneza - Empreendedorismo e inovação
Empreendedorismo e inovação
ARTIGO

Marco Polo V Gênova x Veneza

Ruim para Veneza e bom para a história


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As duas repúblicas mercantis estavam em momentos próximo a um confronto, o ano era de 1296 o motivo era que Genova estava sufocada com o desenvolvimento de Veneza, que de forma audaciosa conquistava as transações comerciais da época eclipsando a economia de Gênova. Estando de um lado Lamba Dória o grande almirante estrategista Genovês com sua esquadra muito bem armada e pelo lado de Veneza o almirante Andrea Dandolo apoiado em sua esquadra por nada menos que Marco Polo a lenda. Deram se início a batalha nosmares onde de forma brilhante o almirante Lamba Doria monta uma estratégia e sai vitorioso com um prêmio não menos valioso para sua pátria, o prisioneiro de guerra Marco Polo.

Ruim para Veneza e bom para a história pois na prisão de Gênova Marco Polo conhece um fidalgo de Pisa com o nome de Rusticiano, preso pelos Genoveses por questões meramente políticas, e passam a ser companheiros de cela. Esse então ouvindo as histórias de Marco lhe propõe escrevê-las em um livro. Passam ali quase dois anos, quando saem com uma obra prima, O Livro de Marco Polo. Dali em diante nunca mais eles seriam esquecidos.

Tal episódio nos faz pensar em quantas vezes, estando nós em situações que à primeira vista seriam trágicas, tais situações poderão dependendo de como ela é vivenciada ser de grande valor. Essa reflexão não pode ser esquecida, pois todos os dias passamos  por mudanças de rotas provocadas por fatores externos, cabendo a nós assumirmos a responsabilidade de encontrar meios para torná-las aproveitáveis.


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fábio Nery

Fábio Nery

Fique conectado