DHPP investiga conduta de equipe do SAMU em atendimento a cabeleireiro que morreu em Teresina - Polícia
APURAÇÃO

DHPP investiga conduta de equipe do SAMU em atendimento a cabeleireiro que morreu em Teresina

Imagens feitas no local pela TV Antena 10 mostram o momento do atendimento à vítima, que se levanta sozinha e sobe na maca com ajuda de terceiros


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar a conduta por parte da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante socorro ao cabeleireiro Rivaldo de Sousa do Barreto, 38 anos, que foi brutalmente espancado e abandonado em um grotão na Vila da Paz, zona Sul de Teresina. A Diretoria de Enfermagem e Geral do SAMU também abriu procedimento de apuração.

De acordo com o coordenador do DHPP, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que a polícia aguarda o laudo cadavérico para proceder com as diligências de investigação.

  

DHPP investiga conduta de equipe do SAMU em atendimento a cabeleireiro que morreu em Teresina
Reprodução

   

"Nós não podemos avaliar, o que nós pudemos é apurar a conduta. São profissionais que foram testados, que são formados e que têm habilidades. Então, a conduta que se mostra é reprovável. Se é que existiu. Portanto, ao tomar conhecimento, a autoridade policial, como se trata de uma ação pública, nós não podemos ficar a mercê. Nós temos que adotar uma providência, onde uma pessoa perdeu a vida. E há todo um um levantamento preliminar de que o rapaz no espancamento que ele sofreu na cabeça, no tórax, no abdômen, ele teria uma costela quebrada. Olha, se ele faz aquele movimento, sabe-se lá o que agravou. Então, nós estamos aguardando o laudo cadavérico, outras diligências serão feitas e toda a equipe será ouvida. Já aqui a abertura de um procedimento policial para investigar os fatos. Nós queremos saber se houve dolo ou se houve culpa por parte dos profissionais, tem que ser apurado", disse à TV Antena 10

O delegado pontuou ainda que o perfil da vítima também está sendo verificado no processo. "O perfil da da vítima é essencial numa investigação criminal. Tudo isso está sendo levantado, todos os passos que ele deu da hora que saiu de casa, com quem ele saiu e com quem ele se comunicou", explicou.

Imagens feitas no local pela TV Antena 10 mostram o momento do atendimento à vítima, que se levanta sozinha, apesar do estado, e sobe na maca com ajuda de terceiros. Em nota enviada ao A10+, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que acerca da equipe que realizou o socorro, todos os profissionais são capacitados para esse tipo de ocorrência.

Cabeleireiro espancado até a morte era usuário de drogas

O núcleo de Feminicídios da Polícia Civil do Piauí investiga a morte do cabeleireiro Rivaldo de Sousa do Barreto, 38 anos, que foi brutalmente espancado e abandonado em um grotão na Vila da Paz, zona Sul de Teresina. À TV Antena 10, o delegado Barêtta afirmou que a vítima era usuária de drogas e foi encontrada em uma região conhecida pela venda e consumo de entorpecentes.

O delegado explicou que a polícia quer saber agora com quem a vítima estava, antes de ser espancada, e se de fato ele estaria usando drogas no local. O A10+ apurou que familiares criticaram a forma como Rivaldo foi resgatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tendo em vista que ele estava bastante machucado e, segundo eles, não teria tido um "certo cuidado" com o cabeleireiro. 

Rivaldo chegou a ser socorrido, encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e morreu horas depois. Familiares foram ouvidos pela polícia após o crime. Outras diligências serão feitas pela Delegacia de Feminicídio que ficará responsável pelo inquérito final.

Matérias relacionadas:

Cabeleireiro é espancado e abandonado em grotão na Vila da Paz, zona Sul de Teresina

Cabeleireiro espancado e abandonado em grotão morre em hospital de Teresina

Cabeleireiro espancado até a morte era usuário de drogas, diz delegado; polícia investiga motivação

Diretoria do SAMU apura suposta negligência em atendimento a cabeleireiro que morreu em Teresina

“Família está toda abalada”, diz tio de cabeleireiro que morreu após ter sido espancado em Teresina

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado