Justiça determina soltura de dois envolvidos em assassinato de marido de secretária no Piauí - Justiça
DECISÃO

Justiça determina soltura de dois envolvidos em assassinato de marido de secretária no Piauí

João Rodrigues Dias Neto foi morto a tiros na frente das filhas em São Raimundo Nonato


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas determinou a soltura de Precilla Ferreira Pereira Fernandes e Luiz Ferreira dos Santos Neto, suspeitos de envolvimento no assassinato de João Rodrigues Dias Neto, marido da secretária do Trabalho e Assistência Social de São Raimundo Nonato. A decisão foi proferida na sexta-feira (28) durante audiência de instrução. 

Ao todo, oito pessoas são acusadas de participação no crime. Eles respondem por homicídio qualificado. A vítima foi morta a tiros na frente das filhas em setembro deste ano. Prescilla e Luiz Ferreira são irmãos do mandante do assassinato, Paulo Ferreira. 

Justiça determina soltura de dois envolvidos em assassinato de marido de secretária no Piauí
Reprodução

   

O inquérito da Polícia Civil, usado para a denúncia contra os acusados, indiciou seis pessoas pelo homicídio. Entretanto, o Ministério Público denunciou oito e representou pela prisão preventiva de mais dois irmãos, que foram presos no dia 5 de outubro.

Na decisão, obtida em primeira mão pelo A10+, o juiz Carlos Alberto revogou as prisões cautelares de Precilla Ferreira Pereira Fernandes e Luiz Ferreira dos Santos Neto, mas estabeleceu algumas medidas que eles deverão cumprir. Entre elas: 

  • Proibição de ausência desta comarca, por mais de 15 (quinze) dias, sem prévia autorização judicial; 
  • Proibição de contato, por qualquer meio, com os demais acusados, testemunhas e familiares da vítima; 
  • Obrigação de comparecimento a todos os atos do processo sempre que regularmente intimados.

Os demais envolvidos permanecerão presos. A investigação da Polícia Civil apontou que os irmãos Paulo e Patrícia teriam encomendado a morte de João Rodrigues, após ele se envolver em um acidente de trânsito com o pai dos acusados. 

Ainda de acordo com o inquérito policial, Juniel Landim praticou o crime e Juliermes escondeu a arma. Os acusados teriam passado dias observando o cotidiano da vítima para planejar e executar o crime.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público, apontou duas circunstâncias qualificadoras para o crime: (1) promessa de pagamento; (2) recurso que dificultou a defesa da vítima – uso de emboscada.

O A10+ elenca agora quem são os oito envolvidos e a participação de cada um no assassinato que chocou os moradores da região.

  • Paulo Ferreira - filho do idoso e suspeito de ser o mandante do crime e preso no dia 20 de setembro;
  • Precília Ferreira- filha do idoso e irmã de Paulo apontada por participação na dinâmica e logística do crime;
  • Luiz Ferreira- filho do idoso e irmão de Paulo apontado por participação na dinâmica e logística do crime.
  • Juniel Assis - suspeito de ser o executor do crime e  preso no dia 15 de setembro;
  • Juliermes - amigo de Paulo, que teria guardado a arma de fogo usada no crime e presenciado todo o planejamento do assassinato.
  • Patrícia Ferreira -  filha do idoso, irmã de Paulo Ferreira, apontado como o mandante do crime, que teria ajudado a planejar;
  • Ronigleison - mototaxista, fazia alguns trabalhos para Paulo, e é apontado como o responsável por ceder o carro usado na logística de fuga que levou Juniel - o executor -a São Lourenço do Piauí. Ele também teria cedido seu veículo para fazer o levantamento da rotina de João Rodrigues;
  • Mauro de Almeida -  marido de Precília e cunhado de Paulo, que é suspeito de saber do plano para matar o empresário e participar do pagamento.

Entenda o caso 

João Rodrigues foi morto em frente às duas filhas quando as buscava em uma escola no centro de São Raimundo Nonato, no dia 13 de setembro. As imagens mostram um homem que caminha em direção ao marido da secretária - que estava em uma motocicleta - e efetua vários disparos de arma de fogo.

Após ser atingido pelos disparos, a vítima caiu da moto e o criminoso fugiu correndo. As duas crianças presenciaram toda a ação. A suspeita, inicialmente da polícia, era que o crime foi motivado por vingança, isso porque Juniel foi contratado para matar a vítima que se envolveu em um acidente de trânsito que resultou na morte de um homem.

Matérias relacionadas:

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado