Caso Anael e Luian: empresário e advogado confessam autoria do crime durante audiência - Polícia
EM TERESINA

Caso Anael e Luian: empresário e advogado confessam autoria do crime durante audiência

Acusados alegaram legítima defesa, versão questionada pela defesa dos adolescentes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O advogado Otoniel Bisneto afirmou nesta segunda-feira (08), durante entrevista ao Balanço Geral Piauí, da TV Antena 10, que o empresário João Paulo de Carvalho, dono do frango Potiguar, e o advogado Guilherme de Carvalho, confessaram que mataram os adolescentes Luian Ribeiro,16 anos, e Anael Colins, 17 anos. Eles foram encontrados mortos às margens da PI-112, no povoado Anajás, zona Rural leste de Teresina, em novembro do ano passado.

  

Caso Anael e Luian: empresário e advogado confessam crime durante audiência
Reprodução

  

Otoniel citou que durante audiência de instrução, que ocorreu na semana passada, os acusados assumiram a autoria do crime. O empresário João Paulo foi o que efetuou os disparos de arma de fogo contra os adolescentes. Durante depoimento, o advogado Guilherme de Carvalho alegou legítima defesa.

"Os dois assumiram, são réus confessos da prática delituosa. Guilherme assumiu a autoria dos disparos, mudou a versão  e quer sustentar uma tese de legítima defesa na qual os adolescentes partiram para agressão, inclusive, colocando uma das vítimas como uma pessoa agressiva e as duas vítimas como  dependentes químicos pra tentar justificar o evento morte", explicou.

Ainda segundo Otoniel, a alegação de legítima defesa não se sustenta, tendo em vista que a perícia feita mostra a dinâmica de como o evento pode ter acontecido.

  

Otoniel Bisneto, advogado de defesa dos adolescentes, questiona versão dos acusados
Marcelo Gomes / A10+

  

"A condição de assistente e acusação é uma tese muito frágil, diria até pueril que não se sustenta em razão do corpo do caderno investigatório. O exame de corpo de delito dá uma probabilidade de horário e local onde os cidades chama atenção também a tentativa de se alegar que o local do fato pra exame pericial era idôneo, mas é algo que não se sustenta porque a perícia que foi realizada no corpo das vítimas aponta exatamente toda a dinâmica de como aconteceu esse evento criminoso", relatou.

Otoniel Bisneto também contestou a versão apresentada de que o advogado Guilherme teria realizado os disparos, já que quem tem experiência para efetuar os disparos é o empresário João Paulo.

"Guilherme não tem a capacidade técnica de efetuar disparos tão precisos e na distância com que foram efetuados. Então é uma versão também que não tem como se sustentar por conta das provas técnicas que estão dentro do caderno investigatório. Não há como Guilherme ter efetuado esses disparos. Principalmente partindo do princípio que os disparos foram feitos em movimento. O que é humanamente impossível a precisão do disparo, por ter sido realizado em local esmo e escuro com visibilidade e luminosidade praticamente zero", explanou.

Por fim, o advogado disse que na investigação está comprovado que existem vestígios que os adolescentes foram transportados para a PI-112 já mortos. E chamou atenção para o fato da perícia não ter encontrado nenhum vestígio de projétil de arma de fogo no local.

Relembre o caso

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, às margens da PI-112, no povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. Na época do crime, populares encontram os corpos debruçados e com marcas de tiros em um matagal.

As vítimas estavam desaparecidas desde 12 de novembro de 2021. Eles foram vistos pela última vez em uma festa em um sítio próximo à BR-343. No sábado (13), a moto em que eles andavam foi encontrada dentro do sítio.

Jovens tiveram braços quebrados e foram mortos de joelhos com tiros na nuca, diz delegado

Os adolescentes Anael Natan Colin, 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, 16 anos, foram torturados, tiveram os braços quebrados, foram colocados de joelhos e assassinados com tiros na nuca. A informação foi divulgada pelo delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, à TV Antena 10.

  

Adolescentes tiveram braços quebrados e foram mortos de joelhos com tiro na nuca, diz delegado
Reprodução

  

Os advogados  Guilherme de Carvalho, Francisco das Chagas Sousa, e o empresário João Paulo de Carvalho, dono do Frango Potiguar, foram presos na manhã desta terça-feira (08). Eles foram encaminhados para o DHPP e segundo a polícia, deverão responder pelos crimes de cárcere privado, ocultação de cadáveres, fraude processual e duplo homicídio.

"Prendemos os três hoje preventivamente. Todos com envolvimento nesse duplo homicídio qualificado com ocultação de cadáver. Vamos fazer novamente hoje os interrogatórios . Estamos recebendo as perícias referente e vamos entregar esse caso plenamente solucionado ao poder judiciário", contou Luccy Keiko.

Matérias relacionadas

Delegado não descarta participação de outras pessoas em assassinato de adolescentes

Jovens tiveram braços quebrados e foram mortos de joelhos com tiros na nuca, diz delegado

Empresário João Paulo é preso novamente pelo DHPP acusado de matar adolescentes; assista

Defesa afirma que empresário João Paulo e primo confessaram duplo assassinato

Tio de adolescente morto critica soltura de empresário e pede justiça: "não pode ficar impune"

Empresário suspeito de participação no assassinato de adolescentes é solto

Polícia prende empresário acusado de matar adolescentes em Teresina

Caso Anael e Luian: justiça nega pedido de liberdade para empresário e advogado

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado