Motorista envolvido em acidente que matou músico Carlos Henrique vai a júri popular em Teresina - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
DECISÃO

Motorista envolvido em acidente que matou músico Carlos Henrique vai a júri popular em Teresina

Na decisão, obtida pelo A10+, a Justiça absolveu a passageira do veículo causador do acidente


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 12h57

O Tribunal do Júri de Teresina decidiu, nesta quinta-feira (04), que Josep Machado da Ponte Netto Junior, motorista acusado de matar o jovem músico Carlos Henrique em um grave acidente de trânsito no dia 30 de maio de 2024, na zona Leste de Teresina, será levado ao júri popular pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio.


Na decisão, obtida pelo A10+, a Justiça absolveu a passageira do veículo causador do acidente, concedendo assim liberdade à Bárbara Beatriz da Silva dos Santos. Já Josep Machado será julgado pelos crimes de homicídio contra Carlos Henrique e tentativa de homicídio contra Francisco Valderis Camilo Sousa. Na época ele possuía um mandado de prisão em aberto e estava conduzindo um veículo em fuga da polícia pela prática de roubo.

  

Josep Machado RP50

   

Em setembro de 2024 foi expedido e cumprido um mandado de prisão preventiva em desfavor do motorista. Em junho deste ano houve manutenção das prisões preventivas dos acusados. A Justiça entendeu que Josep deveria permanecer preso e agora será submetido a júri popular, com data a ser marcada.

Com isso, a Justiça determinou prazo de 05 dias para que a defesa do acusado e o Ministério Público apresentem o rol de testemunhas que devem depor em plenário. Neste período terão oportunidade de reunir documentos e requerer diligências.

"Defiro o pleito do Ministério Público e PRONUNCIO o réu Josep Machado da Ponte Netto Júnior, pela suposta prática do crime incurso no art. 121, § 2º, IV, c/c art. 29, todos do Código Penal, tendo como vítima CARLOS HENRIQUE DE ARAÚJO ROCHA e art. 121, § 2º, IV, art. 14, II c/c art. 29, todos do Código Penal, tendo como vítima FRANCISCO VALDERIS CAMILO SOUSA, com base no artigo 413, do Código de Processo Penal, mediante os indícios da instrução", diz trecho da decisão obtida pelo A10+.

Por não encontrar provas suficientes que incriminassem Bárbara Beatriz, a Justiça a absolveu e concedeu liberdade.

Ainda na decisão, foi determinado o destino dos materiais encontrados com o autor do crime. As armas de fogo encontradas devem ser destruídas ou direcionadas ao exército. O valor de R$ 108,00 que estava com o acusado será devolvido a Josep, por entender que não há relação com dinheiro proveniente de crimes. A televisão encontrada será devolvida ao dono.

O acidente

O músico Carlos Henrique, de 24 anos, morreu em um grave acidente de trânsito no cruzamento das avenidas Dom Severino e Presidente Kennedy na madrugada do dia 30 de maio de 2024. O causador do acidente, Josep Machado, estava dirigindo um carro em fuga da polícia após realizar um roubo.

  

Músico Carlos Henrique morreu na zona Leste de Teresina
Reprodução

   

No carro do acusado estava uma passageira identificada como Bárbara Beatriz. Os dois fugiram do local após o acidente. Já no carro em que estava a vítima Carlos Henrique, havia também um outro homem identificado como Francisco Valderis, que ficou gravemente ferido.

Laudo aponta que vítima morreu em decorrência do acidente

A princípio especulava-se que Carlos Henrique teria sido vítima de um tiro, mas o laudo pericial do IML comprovou que ele teria falecido em decorrência dos vários ferimentos sofridos. Na ocasião, o jovem teve o pé cortado, baço e fígado machucados, além de costelas quebradas e a cabeça com um corte profundo.

Prisão do acusado

A Polícia Militar do Ceará prendeu Josep Machado da Ponte Netto Junior, suspeito de envolvimento no acidente que deixou morto o músico Carlos Henrique, de 24 anos, em Teresina.

O RP50, parceiro do A10+, apurou que o indivíduo foi capturado após roubar um supermercado na cidade de Tianguá. Uma mulher identificada como Bárbara Beatriz da Silva dos Santos, que possivelmente estava no carro no dia do acidente, foi conduzida com ele à delegacia de Polícia Civil. Com eles, os policiais encontraram R$ 1746,00, vários cartões, 04 anéis, 10 bolsas, além de drogas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado