Explosão no Vasto Restaurante foi sentida a cerca de 5 km de distância; mestre em física explica - Geral
DESTRUIÇÃO

Explosão no Vasto Restaurante foi sentida a cerca de 5 km de distância; mestre em física explica

Estabelecimento ficou totalmente destruído após explosão na manhã desta quarta (21) na zona Leste de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Diversas pessoas, quilômetros de distância do local onde houve a explosão no Vasto Restaurante, relataram terem escutado barulhos ou tremores decorrentes da tragédia. O acidente, que aconteceu nesta quarta-feira (21), na zona Leste de Teresina, pôde ser sentido em locais da zona Sul e até mesmo na cidade de Timon, Maranhão.

O professor mestre em física, Franklin Rinaldo, explicou ao A10+ como isso é possível. Segundo ele, a explosão no restaurante causou um deslocamento de ar muito intenso, podendo ser sentido em diversos pontos da cidade.

  

Explosão no Vasto Restaurante foi sentida a cerca de 5 km de distância
Pedro André / A10+


“Ouvimos o barulho a cerca de 5 km de distância. No momento achamos que era algo em alguma obra próxima, mas depois ficamos sabendo dos relatos. Quando ocorre uma explosão semelhante a essa, que gera altas temperaturas, o deslocamento do ar passa a ser muito intenso. Dependendo da temperatura essas massas de ar se propagam com velocidades de até 160 km/h. Dependendo dos obstáculos, esse som pode ser ouvido em até 30 km de distância”, explicou o professor.

Franklin relatou ainda que a intensidade e distância dos impactos da explosão são influenciadas pela quantidade de obstáculos à frente dessa massa de ar: quanto mais construções à frente, menor é a distância alcançada por essas massas.

  

Forte explosão destrói Vasto Restaurante na zona Leste de Teresina
Jade Araújo / A10+

   

“Não quer dizer que todas as pessoas que estão no mesmo raio vão ouvir com a mesma intensidade. Tudo isso depende dos obstáculos que estão na frente. É possível que pessoas que estavam a 5 km de distância não terem ouvido e pessoas a 10 km terem ouvido bem porque havia menos obstáculos que impediam a propagação das massas de ar”, relatou ao A10+.

A explosão no restaurante aconteceu às 06:30h desta quarta-feira, na zona Leste de Teresina. A suspeita inicial é que um vazamento de gás durante a madrugada tenha ocasionado a tragédia. Um funcionário estava no local e foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Na tarde desta quarta (21), o perfil do Vasto Restaurante publicou uma nota nas redes sociais sobre o fato. Veja abaixo:

  
Nota divulgada pelo estabelecimento nas redes sociais Reprodução
 
 
 

Moradores relatam momentos de desespero com explosão em Teresina

Moradores e donos de estabelecimentos próximos ao Vasto, restaurante que explodiu às 6h30 da manhã desta quarta-feira (21) relataram ao A10+ os momentos de nervosismo vividos durante e após a explosão. Algumas pessoas relataram prejuízos materiais. 

O engenheiro aposentado, Wolney Assunção, mora no quarteirão atrás do restaurante e relatou ter sido arremessado com o impacto da explosão. Ele precisou trocar o vidro da entrada da sua residência e o portão da garagem. 

  

Estabelecimentos próximos tiveram vidros quebrados Jade Araújo / A10+

   

“Eu estava tomando café quando aconteceu. Com o impacto eu fui jogado próximo a geladeira e o barulho insuportável, grande, parecia um terremoto. Eu imagine que fosse gás, não sabia que era no restaurante, pensei que era em um dos prédios”, relata. 

Já o médico aposentado José Expedito, se preparava para sair de casa quando ouviu o estrondo. Ele relata ter sentido desespero por acreditar que o estrondo teria acontecido no  prédio em que mora. 

“O pior se tivesse acontecido no horário noturno porque é cheio de gente. Eu estava me preparando para sair e a gente pensava que era o prédio que estava caindo. Senti cheiro de gás e senti medo porque pensava que era o nosso prédio que estava caindo, parecia algo dentro do prédio. Assustador”, conta o médico.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado