Um ano após crime, familiares e amigos de jovens encontrados mortos pedem justiça em Teresina - Polícia
CASO ANAEL E LUIAN

Um ano após crime, familiares e amigos de jovens encontrados mortos pedem justiça em Teresina

Familiares pedem maior agilidade para que júri dos acusados seja marcado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Com camisas brancas, familiares estampavam nelas os rostos dos adolescentes Anael Natan da Silva e Luian Ribeiro de Oliveira, encontrados mortos no dia 15 de novembro, às margens da PI-112, no povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. O caso completou um ano nesta terça-feira (15) e os familiares e amigos realizaram uma passeata pedindo por justiça. 

Familiares e amigos dos adolescentes clamam por justiça
Arquivo pessoal

 

Aos prantos, Gilmara Alves, mãe de Anael, relatou à TV Antena 10 que pensa constantemente no filho e que o sentimento hoje é de impunidade. 

"Só eu sei o que eu estou passando sentindo a falta do meu filho. Ele deixa uma saudade tão grande. Eu lembro dele todo segundo da minha vida. Ele era o amor da minha vida, o Anael. É saudade demais.  E eu quero justiça. Justiça. Nos sabemos o que a gente perdeu. Ele estão mortos e eles estão lá soltos. O que a gente pede é justiça", conta.


Após os corpos dos adolescentes terem sido encontrados, a polícia iniciou as investigações que apontaram a trama do crime. Os adolescentes teriam tentado acessar uma festa passando pelo sítio do advogado Francisco das Chagas Sousa. Ambos foram capturados por ele, o filho, Guilherme de Carvalho e o sobrinho, o empresário João Paulo de Carvalho. 

Adolescentes tiveram braços quebrados e foram mortos de joelhos com tiro na nuca, diz delegado
Reprodução

 

Luian e Anael foram torturados, tiveram os braços quebrados, foram colocados de joelhos e assassinados com tiros na nuca.

Se estivesse vivo, Luian Ribeiro completaria 17 anos nesta terça-feira, 15 de novembro. A mãe do adolescente, Maria da Cruz, lembra da data e reforça o pedido de justiça. 

"Eu sei que o céu está hoje em festa porque é aniversário do meu filho e o por eles serem dois anjinhos. Eu tenho certeza que o céu está em festa porque não só pelo momento, pelo sofrimento que eles tiveram, mas porque eles são dois anjinhos. E o que a gente sempre clama e vamos atrás é da justiça", afirma. 

Passeata organizada por familiares pede celeridade no julgamento
Arquivo pessoal

 

Vivendo com o sentimento de impunidade, a família e os amigos dos dois adolescentes pedem para que a justiça marque de forma rápida o júri dos acusados. Os três estão em liberdade. 

Acusados em liberdade

No dia 29 de setembro, o  juiz de direito da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, Antônio Nollêto, determinou a soltura de João Paulo Rodrigues, Guilherme de Carvalho Sousa e Francisco das Chagas Sousa, acusados de matar os adolescentes Anael Natan da Silva, de 17 anos e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos.

Caso Anael e Luian: Justiça solta dono do Frango Potiguar e advogados acusados de homicídio
Reprodução

 

Na decisão, obtida pelo A10+, o juiz alegou que os acusados na respondem a nenhuma outra ação penal e não apresentam ameaça a ordem pública.

O juiz determinou a João Paulo e Guilherme o cumprimento das seguintes medidas: não se ausentarem temporariamente ou definitivamente do município de sua residência, sem a devida autorização judicial; comparecerem mensalmente à CIAP para informar e justificar as suas atividades; comparecerem a todos os atos do processo para os quais forem intimados; informarem sobre eventual mudança de endereço e não praticarem outras condutas delitivas.

As famílias dos jovens criticaram a decisão da justiça em determinar a soltura dos acusados do crime. O A10+ não conseguiu contato com a defesa dos jovens.

Acusados confessaram crime durante audiência

O advogado Otoniel Bisneto afirmou no dia 8 de agosto durante entrevista ao Balanço Geral Piauí, da TV Antena 10, que o empresário João Paulo de Carvalho, dono do frango Potiguar, e o advogado Guilherme de Carvalho, confessaram que mataram os adolescentes Luian Ribeiro,16 anos, e Anael Colins, 17 anos. Eles foram encontrados mortos às margens da PI-112, no povoado Anajás, zona Rural leste de Teresina, em novembro do ano passado.

 

Otoniel Bisneto, advogado de defesa dos adolescentes, questiona versão dos acusados
Marcelo Gomes / A10+


Otoniel citou que durante audiência de instrução, que ocorreu na semana passada, os acusados assumiram a autoria do crime. O empresário João Paulo foi o que efetuou os disparos de arma de fogo contra os adolescentes. Durante depoimento, o advogado Guilherme de Carvalho alegou legítima defesa.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado