Justiça solta um dos acusados de envolvimento na morte de marido de secretária no Piauí - Justiça
DECISÃO

Justiça solta um dos acusados de envolvimento na morte de marido de secretária no Piauí

João Rodrigues Dias Neto foi morto a tiros na frente das filhas em São Raimundo Nonato


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas concedeu liberdade provisória a Juliermes Braga Paz Landim, um dos acusados de envolvimento na morte do empresário João Rodrigues Dias Neto, marido da secretária do Trabalho e Assistência Social de São Raimundo Nonato, Valdênia Costa. A vítima foi executada a tiros na frente das filhas em setembro de 2022 no interior do Piauí.

Na decisão, obtida pelo A10+, o magistrado pontuou que o pedido de liberdade de Juliermes merece deferimento, uma vez que o réu "reúne, nesse momento processual, os requisitos para gozar da liberdade provisória, uma vez que, além de se encontrar preso há mais de 160 dias, não possui antecedentes criminais, tem residência fixa e profissão definida”.

  

Empresário João Rodrigues Dias foi morto a tiros na frente das filhas em São Raimundo Nonato
Reprodução

   

Em substituição à prisão, o juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas aplicou as seguintes medidas cautelares a Juliermes Braga:

  • Proibição de ausência da comarca onde reside, por mais de 30 dias, sem prévia autorização judicial; 
  • Proibição de mudança de endereço sem prévia autorização judicial; 
  • Proibição de contato com os demais réus e testemunhas; 
  • E obrigação de comparecimento aos atos processuais sempre que regularmente intimado.

As investigações da Polícia Civil apontaram que Juliermes foi apontado como sendo a pessoa responsável por esconder a arma usada na execução do empresário.

Impronúncia

Ainda na decisão, o magistrado impronunciou Luiz Ferreira dos Santos Neto, irmão de Paulo Ferreira Pereira - apontado como mandante do crime - por entender que os indícios da sua participação na morte do empresário são insuficientes.

"Depreende-se, na verdade, que a própria autoridade policial que presidiu as investigações criminais não indiciou o acusado Luiz Ferreira dos Santos Neto, declarando, inclusive, em seu depoimento que a pessoa de Gerson não teria envolvimento com o crime em tela. Esta circunstância, a meu modo de ver, torna extremamente temerário submeter o réu a julgamento por um fato que teria sido executado por terceiro, com o qual não consta nenhuma ligação", diz trecho da decisão.

Já em relação aos demais denunciados pelo crime a pronúncia foi mantida e eles serão julgados pelo Tribunal Popular do Júri.

Quem são os envolvidos no assassinato

  • Paulo Ferreira - filho do idoso e acusado de ser o mandante do crime e preso no dia 20 de setembro;
  • Precília Ferreira- filha do idoso e irmã de Paulo apontada por participação na dinâmica e logística do crime;
  • Luiz Ferreira- filho do idoso e irmão de Paulo apontado por participação na dinâmica e logística do crime.
  • Juniel Assis - suspeito de ser o executor do crime e  preso no dia 15 de setembro;
  • Juliermes - amigo de Paulo, que teria guardado a arma de fogo usada no crime e presenciado todo o planejamento do assassinato.
  • Patrícia Ferreira -  filha do idoso, irmã de Paulo Ferreira, apontado como o mandante do crime, que teria ajudado a planejar;
  • Ronigleison - mototaxista, fazia alguns trabalhos para Paulo, e é apontado como o responsável por ceder o carro usado na logística de fuga que levou Juniel - o executor -a São Lourenço do Piauí. Ele também teria cedido seu veículo para fazer o levantamento da rotina de João Rodrigues;
  • Mauro de Almeida -  marido de Precília e cunhado de Paulo, que é suspeito de saber do plano para matar o empresário e participar do pagamento.

Relembre o caso

Ao todo, oito pessoas são acusadas de participação no crime. Eles respondem por homicídio qualificado. A vítima foi morta a tiros na frente das filhas em setembro de 2022 em São Raimundo Nonato. Prescilla e Luiz Ferreira são irmãos do mandante do assassinato, Paulo Ferreira.

  

Pistoleiro afirma que foi contratado para matar marido de secretária na frente das filhas no Piauí
Reprodução

   

De acordo com a polícia, o assassinato foi motivado por vingança, após a morte do pai de alguns dos mandantes do crime em um acidente de trânsito em que o marido da secretária João Rodrigues se envolveu. Os acusados apontaram ele como como um suposto culpado.

Matérias relacionadas:

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado